domingo, 4 de março de 2012

REFLETINDO SOBRE O USO DO "INTERNETÊS"

 


          Dando continuidade às nossas reflexões sobre a Linguagem, vamos falar de um uso bem característico na comunidade de fala adolescente: o uso do INTERNETÊS. Você sabe o que isso significa? Assista ao vídeo e, em seguida, participe da reflexão proposta pela charge de Maurício Ricardo!

FALANDO SÉRIO...

          O INTERNETÊS é a linguagem utilizada nas redes sociais (msn, orkut, facebook, twitter...) por seus usuários. Seu objetivo é agregar mais dinamicidade à linguagem, que apesar de ser escrita, assume características de conversa,de  bate papo. Juntamente com a popularização das redes, veio a preocupação de especialistas, mais especificamente professores de Português, com o uso inadequado do INTERNETÊS fora desses espaços, com o uso, por exemplo, dessa linguagem virtual dentro de sala de aula.
         O que você pensa sobre isso? Para auxiliá-lo (a) em sua reflexão, lembre-se da questão de "adequação da linguagem" ao evento de interação do qual participa o falante, questão essa tão debatida em nossas aulas de Português.
         Vamos, lá! Aguardo a participação animada de todos no período de 05/3 a 11/3!

7 comentários:

Gustavo almeida disse...

Gustavo pereira turma 2 D

Eu acho que usar desse tipo de linguagem dentro das redes sociais não e problema porque as coisas evoluem e assim a dinâmica entre ela então na internet a dinâmica ficou bem maior, mas por outro lado usar dentro da sala ou em outros lugares alem das redes sociais e errado porque existe um padrão na língua portuguesa e ele tem que ser seguido, então minha opinião e que nas redes sociais usar essa linguagem não tem problemas mas fora da redes a problema poque interfere na língua portuguesa em geral.

Ruty Pereira disse...

Olha,achei bem legal esse debate na minha opinião como uma boa interneteira concordo com algumas coisas no videio,na escrita acho que deveria mudar algumas palavras sim bom essa e minha opinião.Ruty 2 D...

Anônimo disse...

Eu acho que os professores estão certo por esta preocupados com isso,Mais nós usamos estas simplificações para para facilita as conversas das redes sociais,Mas eu sei que esta errado mais não consigo para com isso.
neste momento eu escrevi um momento de palavras erradas mais força do abito mesmo
Nome: Francisco Alef 2D

Yoohanna Alveez disse...

Bom , eu acho que cada um tem que ter seu próprio senso e saber destinguir o momento de usar cada palavra . Eu concordo sim , que na internet seja mais facil abreviar as palavras e etc , mas nao que seja o caso de usar em sala de aula , ou em algum lugar desse tipo . A abreviação das palavras foram inventadas para facilitar as conversas pela internet , então deve ser usada apenas nela . Acho que na sala de aula , se deve obter uma linguagem adequada com o local . é isso :) . (Yohana - 2ºF )

Arthur disse...

O INTERNETÊS deveria ser ultilizado mais no dia-a-dia é mais facil . Agora em uma entrevista de emprego já nao acho correto usa-lo .

Daniel Vinicius 2°F disse...

Daniel Vinicius Ferreira Ronque 2ºF

A linguagem está evoluindo sempre, é bem capaz que o msn e as redes sociais tenham um avanço na linguagem, quando assistimos televisão a cabo, e botamos no canal da Megapix aparece uma mensagem em cima ''VC ESTÁ VENDO MEGAPIX'' eles usaram vc de veis de colocarem você, antigamente usavam muitas palavras maiores e foi abreviando com o tempo é bem capaz de abreviarem no futuro também.

Natália disse...

Natália Santos Fernandes 2ºF
O uso da nossa linguagem nas redes socias e bem diferente daquela que a gente aprende na escola,não que esteja errado nós so modificamos as palavras,fica mais facil de ser entendida.